LEMAKINO

Cineclube do LEMA

Nada mais contemporâneo que a linguagem audiovisual.

desafio cineclubista do Laboratório de Estudos Marxistas (LEMA)

Parceria

A ideia é nos encontramos as quartas-feiras a noite para vermos filmes que não encontramos facilmente no circuito comercial e que nos dizem muita coisa sobre o Brasil e a contemporaneidade.

Nada mais contemporâneo que a linguagem audiovisual. Nem todo pensamento de crítica à modernidade sobreviveu ao rolo compressor da pós-modernidade, como o marxismo. Juntamos os dois! Se método complexo marxista esmiúça, decompõe, desconstrói, seu objeto de análise, a fim de extrair entendimento completo sobre este no processo de síntese que o segue, por caminhos analíticos semelhantes, também se dá uma análise fílmica. A análise filmica faz uso de elementos metodológicos, técnicos, oriundos das teorias de comunicação, analise de discurso, teorias cinematográficas, história do cinema, para analisar, obras, decompondo-as, ou melhor, “decupando-as”, para que seus espectadores desenvolvam um olhar crítico-analítico diferenciado, que possibilite uma relação mais profunda com a obra assistida, os sentimentos e percepções por ela despertados. Mas essa análise, quando trabalhada de forma complexa, interdisciplinar e crítica, também possibilita o entendimento do todo cinematográfico, do seu aparato produtivo e reprodutivo.

Assim, unir estas metodologias nos interessa por que tem a ver com nossa vivência cotidiana e são desenvolvidas para entendimento das opressões existentes nas sociedades atuais, suas superações, abrindo espaço para a crítica e proporcionando a pavimentação coletiva de caminhos que nos levem à emancipação humana. Vamos discutir cinema, Brasil, nossos “hojes” e pensar junto nosso futuro. A hora é essa.

Posts mais recentes

Siga-me

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: