Nossos textos

Análise de conjuntura brasileira: desafios para a classe trabalhadora 

A reunião: um filme-poema para transpor a pandemia, por Julia Levy (*)

Partindo de debates na atividade extensionista Oficina de Poesia e Crítica Social e no Laboratório de Estudos Marxistas (LEMA) do Instituto de Economia, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde foram abordados trabalhos acadêmicos e artísticos, elencamos o filme A REUNIÃO, do realizador audiovisual carioca André Sandino, para analisar o momento brasileiro:Continuar lendo “A reunião: um filme-poema para transpor a pandemia, por Julia Levy (*)”

A privatização dos Correios: salvação da empresa ou destruição de patrimônio social?, por Ian Gois (*) e Ana Monteiro (**)

No dia 5 de agosto, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 591/2021, que dispõe sobre a exploração pela iniciativa privada de todos os serviços postais. O PL, que agora passará pelo Senado, abre caminho para um processo de privatização da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT). Com a aprovação da pauta naContinuar lendo “A privatização dos Correios: salvação da empresa ou destruição de patrimônio social?, por Ian Gois (*) e Ana Monteiro (**)”

É “só” sobre estátuas? Uma reflexão sobre a contestação do poder no Brasil pelo escravizado colonial e neoliberal, por Patrick Oliveira (*)

 “Para aqueles que dizem que a gente precisa ir por meios democráticos, o objetivo do ato foi abrir o debate. Agora, as pessoas decidem se elas querem uma estátua de 13 metros de altura de um genocida e abusador de mulheres” Paulo Galo O abolicionista baiano Luiz Gama nos ensinou que toda morte de senhoresContinuar lendo “É “só” sobre estátuas? Uma reflexão sobre a contestação do poder no Brasil pelo escravizado colonial e neoliberal, por Patrick Oliveira (*)”

SUBÚRBIO EM TRANSE: cineclube e resistência na pandemia, por Julia Levy (*)

No dia 15 de julho de 2021 apresentamos na 2ª edição do Festival do Conhecimento da UFRJ, a live do painel temático: SUBURBIO EM TRANSE: cineclube e resistência na pandemia, em comemoração aos quatorze anos de trabalho desse coletivo audiovisual carioca.   Atuantes desde 2007, o tempo tem mostrado o quão diversa, complexa e importanteContinuar lendo “SUBÚRBIO EM TRANSE: cineclube e resistência na pandemia, por Julia Levy (*)”

Os dilemas da luta por uma sexualidade emancipada nos tempos da pós-modernidade, por Matheus Fernando Sadde(*).

A luta contra a modernidade e o capitalismo contemporâneo. Vivemos num mundo em transformação. O capitalismo parece se reproduzir numa contínua crise estrutural. O trabalho humano se encontra ainda mais subjugado às formas de dominação e controle por parte do capital e o atual padrão do processo de trabalho apropriador da dimensão cognitiva do trabalhoContinuar lendo “Os dilemas da luta por uma sexualidade emancipada nos tempos da pós-modernidade, por Matheus Fernando Sadde(*).”

Os militares e o Brasil pandêmico: anseios democráticos ou (a velha) manutenção da ordem? por Patrick Oliveira(*)

A síntese colonial é o produto do agora: o elitismo cultural à brasileira Para o historiador paulista Caio Prado Júnior [1], o sentido da colonização brasileira foi a otimização dos negócios para o capital externo, de modo que aqui existia uma organização socioeconômica totalmente voltada para o exterior, para aumento do ganho comercial da grandeContinuar lendo “Os militares e o Brasil pandêmico: anseios democráticos ou (a velha) manutenção da ordem? por Patrick Oliveira(*)”

O caso Trump, redes sociais e democracia: breves controvérsias da (falta de) liberdade e igualdade burguesa, por Patrick Oliveira(*)

“Um liberal fala naturalmente de “democracia” em geral. Um marxista nunca se esquecerá de colocar a questão: “Para qual classe?” (Lênin, ([1918] 2019), p. 69) No dia 6 de janeiro, a fim de interromper a contagem dos votos que confirmaria a vitória de Joe Biden como presidente eleito na eleição estadunidense de 2020, grupos reacionários,Continuar lendo “O caso Trump, redes sociais e democracia: breves controvérsias da (falta de) liberdade e igualdade burguesa, por Patrick Oliveira(*)”

Máscaras em chama: a crise climática brasileira e os limites do ecocídio, por Jaime León(*)

Como de praxe, no começo do ano de 2021 aconteceu o encontro anual do Fórum Econômico Mundial onde é debatido, entre outros temas e com toda a pomposidade destas discussões, a urgência da questão ambiental em âmbito global. Mais uma vez, o presidente Bolsonaro não participou. Ele foi representado pelos então ministro da economia, PauloContinuar lendo “Máscaras em chama: a crise climática brasileira e os limites do ecocídio, por Jaime León(*)”

A “quadratura do círculo”: o casamento da Bolsa de Lula e o apetite reformista de Guedes, por Jaime León (*)

Há algum tempo, o presidente Bolsonaro anunciou que não tirará recursos dos pobres para dar para os miseráveis. Uma frase de grande potencial político-eleitoreiro, pois, de um lado, garante para o presidente apoio de boa parte da classe trabalhadora mais vulnerável. Ao passo que, por outro lado, fortalece os conflitos entre estes e outra faixaContinuar lendo “A “quadratura do círculo”: o casamento da Bolsa de Lula e o apetite reformista de Guedes, por Jaime León (*)”

Ensaio sobre o trabalho militante por uma perspectiva marxista, por Diego Souza(*)

O trabalho militante dos movimentos sociais e organizações da classe trabalhadora é a espinha dorsal pela qual se movimentam e atuam na realidade. Por desempenhar ação vital, o trabalho militante tem sido temática presente nos mais variados espectros políticos do movimento dos trabalhadores, independente das fronteiras nacionais e com vasto acúmulo de experiências históricas. EsteContinuar lendo “Ensaio sobre o trabalho militante por uma perspectiva marxista, por Diego Souza(*)”

Carregando…

Ocorreu um erro. Atualize a página e/ou tente novamente.

%d blogueiros gostam disto: